terça-feira, 23 de março de 2010

Barbuda, Grave e Pilarte

Quando el-rei D. Fernando reinou e começou guerra com el-rei D. Henrique, sem prazimento dos povos do reino, nem o fazendo saber a prelados, nem outro nenhum consentimento, mudou as moedas todas, assim d’ouro como de prata, e fez outras novas quejandas lhe prouve, a saber:


Barbuda
Mandou lavrar uma moeda que chamavam barbudas, e poz-lhe preço de 20 soldos; e eram de lei de 3 dinheiros e havia no marco 53. E custava o marco de prata de lei de 11 dinheiros, em moeda, 27 libras, e fazia-se n’elle 195 libras.


Imagem: www.anumismatica.org.pt

Foi uma moeda de prata muito ligada (Ag 250). Pesava cada uma 86 50/53 grãos (4.33g) e tinha de diâmetro 26 mm.

A/: +SI : D(OMI)N(U)S : MICHI : AIVTOR : NON :TIME(BO) – Figura de meio corpo do rei, com coroa real, capacete com viseira, e peito de malha, a que tudo chamavam barbuda, ou celada, donde tomou o nome.

R/: + FERNADVS : REX : PORTVGALI(AE).AL(G) – Cruz tomando o campo da moeda, tendo no centro um pequeno escudo com as quinas, cantonada de quatro castelos, pontos ocultos, e rosetas

O seu primeiro valor era de 20 soldos, igual a uma libra; o segundo valor 14 soldos, abatimento que se fez, assim como a todas as outras moedas, depois de concluída a paz em 1371 com D. Henrique de Castela; o terceiro e último valor 2 soldos e 4 dinheiros.

Chamavam moeda branca, a esta e outras, lavradas de prata baixa, para as diferenciar do cobre puro, as quais o Sr. D. João I mandou fundir para lhes deitar mais liga, e lavrar os Reais de prata o que deu motivo à raridade destas moedas do Sr. D. Fernando.

Grave
Mandou el-rei mais lavrar outra moeda (bolhão Ag 250) que chamavam graves, e eram de lei de 3 dinheiros e de 120 no marco, e valia cada uma 15 soldos de dinheiros alfonsis: e custava o marco de prata de lei de 11 dinheiros 27 libras, e assim ganhou el-rei 280 libras. Pesa cada um 38 40/120 grãos (1.91g) e tinha de diâmetro 22 mm.


Imagem: www.coinarchives.com

A/: + SI : D(OMI)n(U)S · mICHI : ΛIVTOR no(M TIMEBO) – Escudo coroado, tendo no centro um F designado o nome do Rei, uma lança com bandeira atravessando o escudo, nos lados duas pequenas cruzes, e por cima de uma destas vários sinais ocultos.

R/: FЄRnAnDVS : RЄX : PORTVGAL – Escudo pequeno com quinas, e por fora 4 castelos, e um ponto oculto por cima do escudo.

O primeiro valor foi de 15 soldos; depois de finalizada a guerra, valia 7 soldos, e por último 14 dinheiros.

Pilarte
Fez lavrar mais outra moeda que chamavam pilartes, que eram de 2 dinheiros de lei, e havia no marco 198, e cada pilarte valia 5 soldos; e de um marco de prata de lei de 11 dinheiros, que custava 27 libras, lavraram d’elle 203 libras, e assim ganhava em cada marco 176, e dos ganhos pagaram os custos.



Prata de 2 dinheiros (bolhão Ag 166,6) entram 148 em marco, pesa cada um 31 20/148 grãos (1.55g).

A/: SI DOM. MIHI – Quinas cortando a legenda, e pontos ocultos.

R/: FERNANDUS REX PORT – Coroa no campo da medalha, por baixo, ou uma pequena Cruz, ou um –L - ou – P - que eram as notas monetárias, ou por cima da Coroa, e vários sinais ocultos.

O primeiro valor foi de 5 soldos, o segundo, depois da paz, de 3 ½ soldos, e o terceiro de 7 dinheiros. O marco de prata de 11 dinheiros custava 27 libras, produzia 203 libras destas moedas dando de ganho 176 libras.

Como surgiram os nomes das moedas
E a razão porque então foram tais nomes postos a estas moedas queremos aqui dizer. Quando El-Rei D. Fernando começou guerra com El-Rei D. Henrique como ouvistes vieram a Castela com ele muita gente de franceses a que chamavam campanha branca. E vinham armados a esta guisa.

Traziam bacinetes com estofas de camal de malha com cara posta e chamavam-lhe barbudas. E o cunho de que era cunhada aquela moeda tinha de uma parte uma cruz em aspa e em meio dela um escudo com cinco pontos de quinas e da outra parte a barbuda com sua cara. E esta gente de armas traziam graves com pendões pequenos em cima a que agora chamam lanças de armas. E os moços que traziam as barbudas em cima dos chibaos chamavam pilartes e depois lhe chamaram porta grave. E ao grave tinha uma lança no cunho e um pendão pequeno em cima e da outra aspa e quinas.

E querendo El-Rei D. Fernando deixar memória desta sua empresa, pôs estes nomes, e insígnias nas moedas, que mandou lavrar de novo.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário